Bolo de chocolate delícia
07:53:00Saudaçõooooes, galera!
Sábado (06) foi aniversário do gatinho, e é claro que eu ia fazer um bolo pra ele. Decidi então contar pra vocês a minha experiência - lembrando que eu não sou expert em bolos e que não tô aqui pra ensinar como fazer (não exatamente).
Pra quem quiser, a receita original é essa aqui, do I could kill for dessert da Dani Noce.
Essa receita não foi tão cara e nem tão difícil de fazer, mas eu tive alguns probleminhas porque mudei umas coisas na receita:
1/2 xícara de cacau em pó por 1/2 xícara de achocolatado
Eu vejo muito os vídeos da Dani, e já a vi dizendo que tem que ser cacau ao invés de achocolatado porque o bolo fica mais fofinho. Eu troquei por dois motivos 1) não gosto de coisas amargas, e na cobertura vai chocolate 70% e 2) achocolatado é marba... (marbarato).
450g de chocolate picado 70% cacau por 520g de chocolate picado 40% cacau
Bom, aqui o erro foi meu hehehe Eu não gosto de coisas amargas, como eu já disse, e também não achei um chocolate razoavelmente barato 70%. O único problema é que, na hora de picar, eu esqueci que eu tinha 520 gramas de chocolate ao invés de 450 gramas, e piquei tudo. Quase que a minha ganache deu muito errado - não deu certo, na verdade, porque ficou MUITO grossa, mas ficou gostosa.
255ml de óleo de canola por 255ml de óleo de girassol
Não sei se deu alguma diferença no bolo, mas eu pesquisei na internet e o pessoal dizia que o óleo de canola só é mais saudável. Como eu não tava me importando muito com saúde e queria o marba, foi o de girassol.
500ml de creme de leite fresco por 400g de creme de leite
Sei que esse foi outro motivo pra minha ganache ter ficado tão grossa. Primeiro que eu não sabia como transformar mililitros em gramas, então não sabia qual a quantidade certa de creme de leite. Segundo que o creme de leite é um pouco mais líquido do que o creme de leite normal, e ele não ia engrossar tanto.
DICA: verifique se as grades do forno estão retas
Eu deveria ter pensado nessa dica antes de fazer o meu bolo. É, as grades do bolo não tavam retas - pelo menos não a de baixo. A forma de cima ficou retinha, portanto, o bolo ficou bem lindinho. Já a grade debaixo tava bem torta, então a massa ficou torta e quase não cresceu - inclusive ficou meio borrachuda, talvez com o agravante do achocolatado. Eu fiquei muito chateada com isso e com a ganache torta, o que resultou em uma decoração ridícula com lascas de chocolate e um "20" desenhado em cima - que sumiu sob as lascas.
Resultado: achei a massa um pouquinho pesada - não ficou fofinha, mas eu já imaginava. A ganache, mesmo grossa, ficou muito gostosa. Os dois ficaram muito bons juntos pois dava equilíbrio: a massa doce e o recheio/cobertura amargo. Todo mundo comeu e repetiu, tanto que não tive chance de tirar foto do pobrezinho.
As fotos tão ridículas, eu sei, mas são as únicas que tenho:
A massa que deu certo |
Eu vou tomar vergonha na cara e comprar formas novas, acrílico, apoio de bolo, tudo isso. Tentei improvisar um bico de confeiteiro e não deu nem perto de certo. Essa é outra dica: não banque a confeiteira se não tiver como. Só faz um bolo simples e já era. O meu bolo ficou gostoso, mas ficou feio e pra mim isso é frustrante.
Bem, é isso.
Se fizerem, conta aqui se foi melhor do que eu.
Atenciosamente,
A.
0 comentários