Bolo indiano
07:14:00E aí, galerinha do bem
Eu adoro passar os feriados com o gatinho.
A gente sempre inventa moda e faz coisas diferentes pra comer. Dessa vez nós decidimos fazer churros, porque eu amo e ele mais ou menos - mas ele sempre quer me agradar. Só que aí, na minha ânsia por tentar - tentar - economizar, eu comprei leite condensado pra fazer o doce de leite na panela de pressão ao invés de comprar pronto (mas convenhamos, doce de leite é muito caro).
É, não deu certo.
A primeira lata nós tiramos muito antes de estar pronta. Aí, pensei em fazer um bolo que a minha mãe fazia quando eu era criança, e que eu descobri essa semana que se chama bolo indiano.
Sabe aquele bolo pra tomar café da tarde que é delicioso? Esse é um. Pesquisando na internet descobri que a receita é mais elaborada do que a da minha mãe, mas o sabor é o mesmo - aqui no trabalho uma moça ganhou de aniversário dois desses bolos, e foi assim que descobri o nome.
Esse bolo funciona com qualquer massa que não tenha sabor. Pode ser até aquelas de caixinha, mas tem que ser da que não tem sabor - ou, como eu chamo, bolo de bolo. É claro que o bolo tem sabor, mas eu digo sabor de frutas. Deu pra entender?
Esse é legal |
Massa:
- 2 xícaras de açúcar
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 4 colheres de margarina
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de leite
- 1 colher de sopa de fermento
Cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- Canela em pó a gosto
Preparo:
Primeiro, deixe o forno pré-aquecendo e unte a forma com margarina e farinha de trigo.
Bata as claras em neve e reserve.
Misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea
Adicione o leite e a farinha de trigo aos poucos sem parar de bater
Por último, é só colocar as claras em neve e depois o fermento (o fermento só por último mesmo. O legal é só misturar o fermento, sem bater, só até misturar bem)
40 minutos no forno e vóilà.
Pra cobrir é só despejar o leite condensado e salpicar canela em cima. Sem segredos.
Esse é um bolo divino e que eu comeria todos os dias.
Se quiser incrementar e fazer com que se pareça mais com um Bolo Indiano de verdade (receita completa AQUI) da pra por um pouco de canela na massa e fazer um brigadeiro branco (brigadeiro normal, só que sem achocolatado ou chocolate em pó. Leite condensado, manteiga e mexe mexe mexe até engrossar - o ponto certo do brigadeiro é quando você passa a colher e da pra ver o fundo da panela) pra rechear e cobrir, e depois polvilhar mais canela sobre a cobertura. Acho que no próximo aniversário é esse o bolo que eu vou fazer.
Ah, eu não coloquei foto do bolo que eu fiz aqui porque não deu tempo de tirar foto. O pessoal na casa do Erick atacou o bolo assim que eu disse que tava pronto, e aí não deu. Peguei essa foto do google, mas prometo tirar foto do bolo que eu fizer da próxima vez.
Ah, e sobre o doce de leite que estávamos tentando fazer, a segunda lata também não deu certo. Talvez teria dado se eu tivesse deixado cozer por mais uns vinte minutos, mas eu morro de medo de que a panela exploda e me mate - isso pode acontecer, sabiam? Ele já tava mais grosso, faltou pouco mesmo pra ficar bom.
Usamos uma lata pra fazer pudim, a outra pra cobrir o bolo e molhar as rosquinhas-churros que eu tinha fritado. Não era doce de leite, mas os churros ficaram gostosos com leite-condensado-quase-doce-de-leite, então tá tudo ótimo. O gatinho queimou um pouco a calda do pudim, mas ficou bom também.
Sim, foi a noite dos doces.
E foi ótimo.
Se fizer esse bolo, conta pra mim.
Atenciosamente,
A.
0 comentários