Verdades e mentiras sobre gatos
14:55:00
Bom frio pra todos, pessoal!
Hoje vou falar sobre um assunto que vem me incomodando um pouco: gatos.
No meu facebook, vira e mexe aparece algum post de ódio contra os gatos. "São egoístas, são chatos" etc, etc. E eu me doo, sim. Eu tomo as dores dos gatos porque sei que não é exatamente assim.
Eu cresci convivendo com cachorros. Eu também tinha a visão de que gatos são bichos ruins. Que são do mal. Mas só convivendo com um gato (no meu caso, sete) é que você começa a entender um pouco mais sobre essas criaturinhas fascinantes.
O que eu listarei aqui não tem nenhum embasamento científico, é somente baseado nos meus achismos a partir da minha vivência com cães e gatos.
Eles são territorialistas
VERDADE
Ok, vamos pensar juntos aqui. Se você colocar um espelho diante de um peixe beta, por exemplo, o peixe vai bater no próprio reflexo achando que tem outro peixe em seu território. E olhem que engraçado: o beta é o peixe mais popular do mundo. Ninguém vê problemas nisso. Mas quando é o gato, sim.
São eles que adotam o dono
VERDADE
Ok, eu não sei se é verdade mesmo, mas é o que parece (depois vou pesquisar sobre isso direitinho). Com os cães é diferente porque ele escolhe a quem vai obedecer. Com os gatos, não. Eles não obedecem ninguém, mas escolhem uma pessoa pra ficar atrás o tempo todo.
Não dá pra brincar com gatos
MENTIRA
O meu padrasto tem, atualmente, sete gatos. Quando eu fui morar com ele, eram só quatro. Ele adotou a Perereka (não fui eu quem deu esse nome) e ela, por sua vez, me adotou. E, acreditem, nós duas já brincamos muito juntas. É claro que você não vai brincar com ela como brinca com um cachorro, até porque um gato é um gato, e não um cachorro. Se você jogar uma bolinha, o gato provavelmente não vai ligar.
Eles não são carinhosos
MENTIRA
Gente, por favor, né. Se o seu gato é agressivo, às vezes é o tratamento que ele tem em casa (ou na rua, caso você o tenha achado) que o faz assim - e isso não ocorre somente com gatos. Ser recluso não é um problema da espécie do bicho. Ele não é quieto por ser gato, é por ser ele - deu pra sacar o raciocínio? Cada um dos gatos de casa são diferentes, e o que temos que fazer é aprender a lidar com eles.
Eles arranham porque são do mal
MENTIRA
Eles só aceitam carinho quando querem
VERDADE
Eles são predadores naturais. Vão se dar bem na rua.
MENTIRA
Pra começo de conversa, é só falarem em abandono que eu já tenho vontade de matar o ser humano. Depois, é só pensar um pouco. O gato viveu a vida toda confinado dentro de casa - porque pouquíssimas pessoas têm o hábito de passear com gatos, inclusive eu já vi até coleira pra passarinho e hamster mas pra gatos, não - e pra ele todos os perigos que existem no mundo estão ali naquela sala. Aí você joga o bicho na rua e acha que ele vai se virar?
Cães e gatos se odeiam
MENTIRA
Como eu disse acima, gatos são territorialistas. Sim, eles são. E boa parte dos cães também são. Quando você o obriga a conviver com outro animal, principalmente quando não é outro gato, ele vai estranhar. É normal, gente. Mas se ele é criado desde pequenininho com outros bichos, ele vai ser acostumado e vai aprender a conviver com outros bichos. Então, é só uma questão de convivência.
Gatos só sabem dormir
VERDADE
Gatos transmitem toxoplasmose
M E N T I R A
Gente, essa doença é transmitida através das fezes dos gatos e não pelos gatos. Então, você não precisa jogar seu gato na rua quando tiver um neném a caminho. Aliás, gato não transmite doença se for bem cuidado.
É isso, pessoal. Você não precisa amar gatos e pegar um pra viver com você, mas é só não espalhar o ódio que tá tudo bem. Se você prefere cães, ótimo. Mas não maltrate gatos. É só isso mesmo que eu queria dizer.
Atenciosamente,
A.
0 comentários