Precisamos desacelerar

11:38:00


Bom dia, pessoal.

Hoje eu vou fazer um post um pouco diferente do que eu tenho feito ultimamente. Escrevo isso porque eu tenho notado que eu ando muito - muito mesmo - estressada por vários motivos. E não sou só eu. A maioria dos meus amigos compartilham coisas sobre ansiedade, medo e tristeza nas redes sociais. 

Nós vivemos nos cobrando por coisas que deveríamos ter feito ou que fizemos errado ou que poderia ter sido melhor... É tanta coisa que a gente não sabe por onde começar.

Mas chega um momento em que precisamos desacelerar e respirar. Só assim pra conseguirmos pensar com clareza suficiente e arrumar forças pra seguir em frente. Eu vou listar neste post algumas coisas que eu costumo fazer (e outras que eu gostaria de fazer) pra tentar relaxar quando bate aquele desespero.


Entenda que nem tudo vai sair como você quer logo de cara

Você se planeja o ano inteiro pra tentar passar na faculdade. Estuda até se sentir exausto/exausta, sem pausas e sem vida social, e tudo pra conseguir uma vaga naquele curso que você sonha. E aí você não consegue passar no vestibular. Você chora, se sente um lixo. Mas há diversos fatores que podem te atrapalhar a conseguir o que você quer, e é normal e absolutamente aceitável que você falhe em algumas coisas. Você não vai ser perfeito em tudo o que fizer.

Saiba que a vida é feita de segundas chances.

Não conseguiu o que queria? Se puder, tente novamente. Não desista. Como eu disse, diversos fatores podem fazer você não alcançar o que você quer - afinal, nem tudo depende de você -, mas isso não quer dizer que você não possa tentar de novo. Se você tem certeza do que quer, tente de novo.

Tome um banho demorado e se preciso, chore

Pra mim, uma das piores coisas da vida é segurar o choro. Eu fico me sentindo como uma bexiga cheia d'água que pode explodir a qualquer momento. Não tenha vergonha de chorar - quando estiver só. Você não está perdendo o controle, só está despejando os sentimentos ruins. Respire fundo até se acalmar, lave o rosto e volte à rotina normalmente.

Não exponha seus problemas para qualquer um

Não faça posts sobre seus problemas com seus pais ou medos da faculdade a não ser que sinta muita necessidade. As pessoas não precisam saber suas fraquezas. Reserve um tempo para ficar sozinho/sozinha. Faça listas, metas e lembretes. Isso ajuda a se concentrar. Quando está sozinho não há distrações e você consegue pensar melhor no que quer.

Aceite ajuda de amigos

Se alguém próximo - e que você confie, é claro - chegar em você e perguntar se está tudo bem, seja sincero. É claro, isso se você estiver disposto a conversar sobre o assunto. Às vezes um amigo ou familiar pode te dar uma visão das coisas que você não tem sozinho, e isso pode te ajudar a melhorar e seguir em frente.

Gandalf diz que a manhã traz um dia novo e novas chances. Então, quando tudo estiver uma merda, desacelere. O dia seguinte pode trazer coisas boas, então não desista. Você não está sozinho, nós não estamos.

Até o próximo post,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe