Principais pratos da culinária coreana (pt. 1)

23:12:00




Yeoreobun, annyeonghaseyo?

Eu fiquei um bom tempo tentando escolher sobre o que escrever pro primeiro post - oficial, pelo menos -  da minha “coluna” aqui no blog. Foi difícil, porque são tantos assuntos e tantas coisas que eu gosto, mas ai eu pensei, o que eu gosto mais do que tudo? Isso mesmo, comida!

A culinária coreana é bem diversificada e muito rica, incluindo pratos leves, sopas, doces e bebidas, que são todas muito saborosas e saudáveis (sim!), agradando todos os gostos.
O principal ponto da culinária de lá é que boa parte dos pratos são apimentados, mas mesmo assim tem a versão sem pimenta pra quem não gosta muito, como eu, e continua gostoso do mesmo jeito.

Nesse post vou falar de alguns pratos que eu já experimentei, tanto em eventos quanto em restaurantes, e que também são os mais conhecidos: bulgogi e bibimbap.

Aliás, todos os pratos são sempre servidos acompanhados de arroz. É bem difícil você ir comer em algum restaurante coreano e não servirem também uma tigelinha de arroz, e inclusive, já até ouvi um coreano dizer que “uma refeição sem arroz não é uma refeição.”





BULGOGI

Bulgogi (불고기 [bul.go.gi.]), traduzindo literalmente é 불 (bul) que é fogo e 고기 (gogi) que é carne, ou seja, carne que leva fogo, ou carne em chamas. Esse prato é o meu preferido, e o que mais recomendo a vocês, porque não leva nadinha de pimenta. Se algum dia vocês tiverem a oportunidade de comer, peçam uma porção bem grande, porque é uma delícia!

Os coreanos gostam de diversos tipos carne, e entre os vários tipos de bife está o bulgogi. Existem três modos de preparo desse prato, sendo o da capital, Seul, o mais comum. A carne é marinada no molho de soja, alho picado, semente de gergelim e - acreditem - um pouco de açúcar também. Além disso leva cebola, cenoura, cogumelo e repolho, e pode ser servido com outras verduras - no último evento que eu fui serviram com nabo, e fica realmente gostoso.

Nhom!


Esse é o prato o mais caro na Coréia, já que lá é uma região onde não se pode cultivar muito gado - por conta das montanhas - tornando a carne bovina algo bem caro. Inclusive, em uma das dinastias, o consumo dessa carne era restrito.




BIBIMBAP

Bibimbap (비빔밥 [bi.bim.bap]) é uma mistura de arroz branco, vegetais e carne preparados e servidos numa panela de pedra vulcânica (ou só numa panela de pedra, mas vem bem quente meeeeesmo). A tradução seria algo como “arroz misturado”, já que ele parece um tipo de risoto coreano.

Como eu disse, é servido realmente muito quente, tanto que nas versões do bibimbap com ovo, eles colocam o ovo cru e ele cozinha com o próprio calor da panela. Se vocês ainda não acreditam que vem realmente quente, ele chega quente e permanece assim até o último grão de arroz! HAHAHAH

Quando ele chega à mesa, ele vem todo arrumadinho e colorido. Os vegetais vem arrumadinhos sobre uma camada de arroz, cortados em tirinhas e as cores parecidas ficam de lados diferentes, pra deixar o visual bem balanceado. No meio é colocada a carne e/ou o ovo. Fica bem bonito, mas logo que chega na mesa, tudo é misturado com uma colher.

Esse talvez seja o prato típico de lá que os estrangeiros se adaptam mais rápido, por ter tantas variações: com carne, sem carne, com ovo, sem ovo, vegetais variados, e até frutos do mar em algumas.




Não sei vocês, mas eu já tô com vontade de comer tudo isso. HAHAHAHA

O melhor lugar para encontrar bons restaurantes é no bairro do Bom Retiro, e o que eu recomendo é o Dare (다래식당), que eu fui com a minha turma do curso de coreano e além do atendimento ser muito bom, o preço foi bem em conta.

Por favor, fiquem de olho aqui no blog, nas próximas semanas vou falar sobre mais três pratos muito gostosos, hahaha. Espero que tenham gostado, e comentem suas opiniões. <3

Vejo vocês na próxima terça! Chu~~~

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe