A batalha dos Bastardos

10:53:00

ATENÇÃO: Esse post contém spoilers de Game of Thrones

Olá, queridos fãs de GOT.

Eu juro que queria mudar de assunto, até fiquei um tempo sem falar de GOT. Mas hoje estou aqui mais uma vez pra surtar um pouquinho depois de ter assistido a esse maravilhoso, incrível, destruidor episódio 9 de Game of Thrones.


Bem, não é segredo pra ninguém que o nono episódio sempre trás o acontecimento mais marcante da temporada, aquele acontecimento que tudo rodou em torno durante o tempo todo. Na primeira temporada, tivemos a morte de Ned Stark, na segunda temporada tivemos a Batalha da Água Negra, na terceira tivemos o Casamento Vermelho (lágrimas eternas), na quarta foi a guerra na Muralha, na quinta foi a vez de Daenerys fazer cagada na Arena de Luta e voar pra longe no lombo de Drogon.

Sendo assim, todos estavam esperando o melhor episódio da temporada. Eu não estava com as expectativas muito altas porque eu já aprendi a não me decepcionar com séries e filmes, mas NOSSA, eles conseguiram superar tudo o que eu já tinha visto antes, tanto na série quanto em outros filmes do gênero medieval.

Mas vamos começar falando de Daenerys Nascida da Tormenta, Mãe de Dragões, Quebradora de Correntes e tudo o mais que vocês já sabem muito bem.


No último episódio tivemos apenas um vislumbre de seu retorno. Ela chega, Drogon ao fundo voando, e a cidade sendo bombardeada. Eu pensei "puxa vida, o próximo episódio vai ser uma confusão entre Jon e Daenerys" pois eu sabia que teriam essas duas grandes batalhas pela frente. Acontece que a batalha de Daenerys correu "muito bem, obrigada". Ela chegou, meteu fogo em todo mundo e ainda soltou frases super sensacionais como "Acho que você não está entendendo. Não estamos aqui para negociar a minha rendição, mas a sua" (não com essas palavras exatamente, provavelmente, porque isso é o que eu lembro). Agora Meereen é dela de novo, mesmo que Tyrion tenha feito um excelente trabalho quase destruindo tudo - o que não combina muito com ele, mas tudo bem. Creio que tenha sido um bom aprendizado.
Eis que aparecem Yara/Asha e Theon Greyjoy. Eles oferecem seu apoio à Daenerys em troca das Ilhas de Ferro. Eu achei uma troca bem razoável, afinal, quem é que vai querer aquela terra infértil e desolada? Eu hein...

Ah, e os dragões voando em liberdade? Finalmente saíram da jaula, senhor!


No norte, tudo caminhava pra a vitória de Ramsay. Ele tinha o maior exército, ele tinha mais poder, ele tinha Rickon. Mas Jon e seu pequeno exército conseguiram aguentar até que o reforço - esse que todos nós sabíamos que ia chegar mas mesmo assim foi emocionante - chegasse. Aquela velha cena de guerra onde um novo exército chega pra salvar todo mundo? Sim, foi basicamente isso. Mas foi tão bem feita, tão agonizante - o que dizer de Jon se asfixiando e sendo pisoteado? Se você não passou mal com essa cena, com certeza é uma pessoa muito insensível - tão cruel e sanguinária que a previsibilidade não importou muito no final.

Ok, mas o que foi aquilo com o Rickon?

Ele ficou sumido por, o que, três temporadas?, e quando aparece ele... morre! Sério, ele era o último Stark (homem) legítimo vivo dentro dos Sete Reinos (Bran ainda não voltou e nem sabemos se voltará, então "não conta"), será que não tinha nada mais importante pro Rickon além de servir de isca? Jon tá no meio de uma saraivada de flechas e NENHUMA o acerta, mas o Rickon parece um saco de batatas! O moleque não sabia andar em ziguezague? Em círculos? Cacete, não soube usar o cérebro em sua única cena importante!
Pra mim essa foi só mais uma cena pra causar, assim como a morte de Sor Barristan: totalmente desnecessária. Eu tenho certeza que no livro Rickon será mais do que isso, afinal, ele também é um Stark - apesar de ter sido excluído até mesmo do livro da série, não há como negar à qual família pertence.


Quanto à Sansa, creio que ela seja a personagem com maior desenvolvimento na série. No início de tudo tínhamos apenas uma menininha mimada e tola que só sabia fazer exatamente o que era melhor pro próprio rabinho ruivo. Mas hoje temos uma mulher calejada que sabe muito bem o que dizer pra um inimigo - apesar de ainda não saber as palavras certas pra aconselhar Jon diante da batalha - e sabe que alianças são importantes pra alcançar o que deseja - mesmo que não queira estar ao lado de determinada pessoa (no caso, Petyr "Mindinho" Baelish).

Uma observação interessante é que tem gente culpando a Sansa pela morte do Rickon e a quase derrota de Jon. Só que ela não tinha como evitar. O Mindinho não chegaria antes se ela tivesse dito a Jon, e se ela tivesse dito o pequeno exército de Jon não teria servido de isca pra que os Aryn chegasse passando o rodo em todo mundo. A culpa da morte de Rickon não é de Sansa. Já a salvação de Jon, sim, se deve a ela e aos seus esforços


LIDEM COM ISSO.

Jon fez um excelente papel de herói, e cumpriu bem também o papel de vingador na hora de encher a fuça de Ramsey de porrada. Eu achei que ele ia bater até explodir o crânio do bastardo Bolton, mas ele se mostrou muito controlado e humano - e isso ele deve a Sansa, pois se ela não estivesse olhando provavelmente ele teria feito exatamente isso (por ela mesma, e por Rickon também). Eu pensei que Ramsay tivesse morrido e fiquei até um pouco triste, porque poxa, uma porrada na cara era muito pouco pra ele.

Mas de novo Sansa aparece pra mostrar quem manda na porra toda e finaliza o episódio com aquela cena aterrorizante - me deu náuseas - da morte de Ramsay. Ainda não sei se aquilo foi o suficiente, porque sempre vou achar que pra ele é pouco sofrimento. Ele tinha que sofrer muito mais, maldito Ramsay Bolton!

Por último mas não menos importante, duas ressalvas: Tormund é o meu novo personagem favorito (oh, god, no!) e sua luta contra Pequeno Jon foi sensacional! Foi super selvagem e eu fiquei com muito medo que ele morresse. Mas gente, é o Tormund, o terror dos Gigantes! Não seria tão vazio esse apelido, né? E Sor Davos agora tá mais puto com a Melissandre, e se ele não der uns sopapos nela (please, no) vai falar um monte até ela acordar pra vida, porque a vermelhinha tá fazendo mais cagada do que a Daenerys. Deus do céu, tá na hora dela sair desse transe chato que ela tá, ninguém aguenta mais!





(Ah, e ainda tô esperando o sentido pra'quela cena do colar no primeiro episódio... ou foi só mais uma cena sem sentido feita somente pra chocar?)

Além desses arcos Jon e Daenerys, não houve mais nada. Eu ainda estou esperando o retorno de Bran e o julgamento de Cersei, que provavelmente acontecerá tudo no próximo episódio. E só de pensar que então terei que esperar mais um ano pra a próxima temporada - que terá míseros sete episódios - e mais outro ano pra última temporada - que terá ainda menos episódios - já me dói o peito. É claro que o lançamento mais esperado por mim é Os Ventos do Inverno, sexto livro de George R. R. Martin que era pra ter sido lançado antes do retorno da sexta temporada. O que esse velho tá pensando que tá fazendo brincando com a gente desse jeito?

O esquema agora é sentar e esperar pelo último episódio da temporada seis, que será o maior episódio de todas as temporadas até agora - com um pouco mais de uma hora. 

É bom que me surpreenda, porque eu tô bem empolgada.

Obs.: pra mim o Casamento Vermelho ainda é o episódio mais chocante de todas as temporadas, pois eu realmente não esperava que aquilo acontecesse. Mesmo que esse episódio tenha sido excelente, eu fiquei muito mais em choque no nono episódio da terceira temporada.

Até o próximo post!

Atenciosamente,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe