Como me tornei uma compradora compulsiva?

07:54:00

E aí, amores e amoras?
Como vocês tão?

Espero que tenham notado que o tema do blog mudou *-* Eu ainda vou fazer algumas mudanças, como as cores de destaque e o banner, mas tá praticamente pronto. Deu uma carinha mais de blog profissional e não de um passatempo - pra mim é um passatempo, mas eu gosto dessas coisas bonitinhas e bem feitas. Se encontrarem algum bug no site, me avisem aqui nos comentários, ok?


Bem, o post de hoje é sobre algo que tem me incomodado bastante: minha impulsividade na hora de comprar - principalmente Melissas. Vou começar do começo:

Comecei a trabalhar aos 16 anos. Naquela época eu recebia mais ou menos R$ 300,00 por mês - sim, essa merreca por um mês todo trabalhado. Eu era menor aprendiz em uma faculdade, mas pra um primeiro emprego tava bom.

Foi nessa época que eu comecei a comprar livros. Olhando pra trás hoje, eu fico me perguntando como eu conseguia comprar tantos livros. Tudo bem, provavelmente o Erick me ajudou a comprar a maioria, pois sempre agimos da seguinte maneira: o dinheiro é nosso, não meu ou dele. Sempre foi assim.

Bem, acontece que cheguei em um ponto em que eu simplesmente não tava mais dando conta dos livros que comprei. Já faz dois anos que parei de comprar livros com frequência - tanto é que agora eu evito entrar em livrarias - e mesmo assim eu ainda tenho pelo menos uns quarenta livros que comprei e ainda não li. Tá certo que a minha leitura vem diminuindo muito, por cansaço ou preguiça mesmo, então eu tenho lido bem menos do que eu lia antes. De qualquer forma, eu me proibi a comprar mais livros até que eu lesse tudo - mas vez ou outra eu ainda compro um livro ou dois.


Quando saí da Faculdade fui trabalhar em um estúdio de vídeo lá no Morumbi. Isso foi em 2014. E o que abriu no Morumbi em 2014?

Isso mesmo, a Forever 21.

Foi nessa época que eu comecei a entrar em colapso por causa de uma peça de roupa ou sapato. Comecei a entrar na Mundial e praticamente passar mal lá dentro se visse algum Oxford. Descobri o site do AliExpress e adicionava centenas de itens à minha lista de desejos. Até cheguei a comprar algumas coisas lá, mas como eu tive problemas com algumas coisas - de não chegar ou ser uma porcaria - eu acabei parando de comprar no Ali. Eu ia praticamente todo mês na Forever. Uma vez eu gastei o meu dinheiro da passagem - eu recebia a passagem uns dias antes do pagamento, em dinheiro - porque não aguentaria esperar até o pagamento pra comprar uma roupa (eu nem lembro o que era) e aí eu acabei ficando sem dinheiro pra voltar pra casa - só tínhamos R$ 10,00 na conta e nos caixas só tinha nota de R$ 20,00. Foi uma tia de uma barraca de cachorro quente que nos salvou - passou R$ 10,00 na maquina dela e nos deu o dinheiro em nota.
Tudo bem, nesse dia não gastamos o dinheiro só com as minhas roupas, gastamos porque comemos em um lugar caro, mas ainda assim...


Percebe como virou loucura?

Esse mês eu comprei cinco Melissas. Sem brincadeira: cinco Melissas. Eram sapatos que eu queria muito? Sim. Eu precisava realmente comprar? Não...

Eu fiquei tão fora de mim que eu cheguei até mesmo a comprar uma delas em outro site que não o da Melissa - Alucinado, que inclusive é muito bom - porque eu achava que não ia mais ter a Melissa que eu queria no site e que eu ia ficar sem.

1) Eu não ia morrer se eu ficasse sem

2) Sempre voltam a vender as Melissas no site, eu não tinha com o que me preocupar.

Pra piorar, o Melissale entrou ontem, e algumas Melissas que eu comprei estão em promoção. Aliás, uma Melissa que eu não comprei e que talvez eu fosse aproveitar bastante entrou em promoção pelo preço semelhante ao que eu paguei na Melissa que comprei no site do Alucinado.

Sincera e honestamente, eu não sei o que deu em mim. Eu sempre fui muito organizada, sempre me planejei e tentei fazer as coisas certas. Mas de um tempo pra cá eu tenho feito muita cagada com dinheiro, seja porque eu quero algo novo ou porque eu e o Erick vamos jantar em um lugar caro - chegamos a jantar no America e pagar R$ 140,00 em um prato de salmão e um lanche, sendo que nem recebíamos tão bem assim. A nossa fatura do cartão de crédito é realmente absurda. Quando eu vejo algo que quero comprar a razão sai de mim e eu só fico tranquila quando compro - uma vez cheguei a sonhar com isso.

Em outras palavras, meu desespero atrapalhou meu raciocínio e agora percebo que eu poderia ter feito completamente diferente - mesmo que eu fosse comprar, eu tinha que ter pensado com mais calma.


Bem, tô escrevendo tudo isso aqui porque eu tenho me sentido bem mal com isso. Mas cheguei a um consenso de que isso tem que parar - embora eu não vá parar de comprar. Eu acabei de me mudar pra uma casa nova, tenho contas à pagar, não posso ficar me enforcando por causa de um sapato, certo?

Espero que, se estiver indo pelo mesmo caminho que eu, esse texto possa clarear a sua mente e levá-la(o) por outro caminho. Você pode comprar, mas não podemos nos tornar como Becky Bloom, do livro Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (os gifs desse post são todos do filme) - inclusive, é um dos meus livros favoritos, indico a leitura.

Vou ficar um tempo sem falar de Melissas aqui - de falar que comprei, veja bem. Afinal, eu tenho Melissa suficiente pra fazer bastante post, né?

Gastar é uma delícia, mas conseguir pagar tudo sem ter um infarto toda vez que receber a fatura do cartão é melhor ainda.

Vamos gastar com responsabilidade então, né?

É isso aí.

Atenciosamente,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe