Vantagens e desvantagens de comprar pela internet

12:30:00

Saudações!

Nessas últimas semanas eu tenho feito bastante compras na internet que eu poderia ter feito em lojas físicas. Por conta de diversos fatores decidi comprar on-line, e no decorrer do tempo fui notando vantagens e desvantagens que comprar na internet tem:


Vantagens

Milhas de trocas
A maioria dos sites têm programas de milhas e premiações. O site da Melissa, por exemplo, da pontos por todas as compras que depois você pode reverter em produtos de "graça". Eu inclusive comprei uma Melissa pra minha mãe usando a minha pontuação e foi ótimo. Só paguei o frete. 

Comodidade
Ok, essa todo mundo sabe. Não ter que sair de casa é uma beleza, e receber em casa é melhor ainda. Quem aí não gosta de receber encomendas em casa? Eu fico o tempo todo olhando o link de rastreio pra ver quando é que chega e geralmente chega muito rápido - quando é de site nacional e confiável. Aqui entra também outro ponto que é: não ter vendedor no seu cangote forçando você a comprar logo. Isso é irritante.

Variedade de produtos
Na maioria das vezes os sites das lojas têm mais produtos que a própria loja física não tem. Mas às vezes também é o contrário, né, mas até agora isso aconteceu poucas vezes - como a Melissa Aranha da nova coleção que já tá a venda nas lojas mas no site, não.

Facilidade de pesquisa
Quando você precisa de, por exemplo, uma calça, você tem que andar o shopping inteiro pra procurar a mais barata/melhor/mais bonita caso não saiba exatamente o que quer. Na internet você pode visitar diversas páginas antes de decidir qual você vai querer.

Economia
Muuuuuuitas vezes tem promoção na internet em que as coisas ficam muito mais baratas do que em lojas físicas. Eu comprei o livro ilustrado de Harry Potter no site do Submarino essa semana por R$ 59,90 (se não me engano) enquanto nas lojas você encontra por R$ 120,00. A Black Friday - que é um evento originalmente americano que, graças a deus, veio pro BR - na internet é muito mais forte do que nas lojas físicas, principalmente se você conseguir acessar os sites nas primeiras horas de promoção.

Desvantagens

Impossibilidade de provar
Apesar de alguns sites de roupas disponibilizarem um simulador de provador - onde você preenche as suas medidas e ele diz se a roupa vai te servir ou não - você não tem como saber se vai gostar da peça ou não. Às vezes é maravilhosa na modelo, mas quando você veste se sente ridícula(o).

Demora na entrega/extravio de produtos
Isso acontece principalmente em sites gringos. Na maioria a previsão de entrega é de pelo menos dois meses, e muitas vezes demora mais que isso. Uma vez eu demorei quatro meses pra receber uma encomenda. Ou às vezes não tem ninguém em casa ou o endereço tá incompleto/errado e é um inferno pra conseguir a sua encomenda depois. E quando extravia é pior ainda, porque muitas vezes você nem consegue o reembolso - já aconteceu bastante comigo quando comprava no AliExpress. E ainda tem a possibilidade de o seu produto ser taxado aqui na nossa alfândega abençoada, o que é ainda mais incômodo.

Complicações na hora de trocar
Sites de lojas grandes, como a C&A, disponibilizam a troca na própria loja caso tenha comprado on-line e não tenha gostado. Acontece que nem todas as lojas são assim e a maioria cobra o frete novamente pra você enviar o seu produto e depois te disponibilizam um cupom de desconto no valor da sua compra pra você comprar uma nova. É um saco.

Bom, é isso. Cabe a você definir se vale a pena ou não comprar pela internet. Eu acho que vale a pena mesmo com as desvantagens, pois não é sempre que você tem problemas. Se o problema é provar, a sugestão é comprar em uma loja que você já tenha visto alguma peça antes em lojas físicas. A demora na entrega de encomendas da gringa é normal, mas vale a pena a espera porque são coisas que você normalmente não encontra por aqui. E quanto à trocar, com muita paciência você consegue.

E aí, você gosta de comprar on-line ou prefere a moda antiga?

Atenciosamente,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe