O que aconteceu com Brienne?

12:30:00

ATENÇÃO: esse post contém spoilers sobre Game of Thrones

Saudações, reis e rainhas dos Sete Reinos!

No domingo teve a estréia da sexta temporada de Game of Thrones. Ok, eu havia dito a mim mesma que não ia assistir à série, que só ia acompanhar de longe. MAS EU NÃO RESISTI. Aí eu fiquei a semana toda pensando no que eu escreveria sobre o primeiro episódio: uma análise completa ou só alguns comentários que eu acho que sejam importantes?

Decidi, portanto, que falaria sobre Brienne de Tarth.


Ok, pra quem não sabe, Brienne é a única herdeira de Selwyn Tarth, que é senhor do Solar do Entardecer. Ela tinha três irmãos que não sobreviveram à infância. Ela é uma moça grande, com os dentes tortos, lábios grossos, muitas sardas e o cabelo loiro e curto, como os de um homem. Sempre sofreu pela sua aparência, sendo caçoada a vida toda. Cresceu e tornou-se uma guerreira, mas mesmo com seu tamanho e força, os homens não pararam de subestimá-la - simplesmente por ser uma mulher, é claro.

Gwendoline Christie é simplesmente incrível como Brienne, mesmo que seja "bonita demais"
No livro, a construção da personagem é heroica. Ela definitivamente não é uma donzela em perigo nem por um segundo, embora muitas vezes fique perdida e sem saber o que fazer. É obstinada, corajosa, valente e bondosa. Sua maior característica é que ela é piedosa, e não consegue matar seus inimigos. O ponto alto de sua história é sempre esse: ela luta contra seus inimigos mas no final os deixa livres. Quando eu pensei que ela finalmente fosse matar alguém, não matou. 


Tá, mas por que eu tô falando disso?


No primeiro episódio da série vemos uma Brienne bem diferente do livro - e também da série, pelo menos até a quinta temporada, antes da morte de Stannis Baratheon. Até então a construção da personagem era a mesma em ambos, mesmo que na série ela sempre tenha sido um pouco mais agressiva. Ainda assim, ela não matava e era piedosa. O que aconteceu que, de repente, ela mata os inimigos com aquele sorrisinho no rosto?

Ok, a cena é bonita. Ela salva Sansa Stark e (ugth) Theon Greyjoy, e depois jura (de novo) sua lealdade à Sansa. A cena é bonita porque eu, como leitora dos livros, esperei muito que ela encontrasse a Sansa. Infelizmente, no livro, isso não acontece, mas foi bonito de ver a menina aceitar a ajuda de Brienne, que lutou tanto pra achá-la.


Mas matar faz com que a personagem perca sua essência. Ela não foi capaz de matar nem mesmo Sandor Clegane, ou o Cão de Caça, deixando-o ferido pra morrer sozinho. Por que não matá-lo já que ele já estava à beira da morte? Talvez isso tenha lhe poupado de sujar as mãos e proporcionado mais dor ao Cão, mas quem sabe? (isso na série, pois no livro essa luta acontece com Clegane e outra pessoa, e Arya o deixa pra morrer).

Isso me fez questionar o rumo que a série tá tomando. Eu acho que não vou gostar muito de como as coisas se desenrolam, porque os roteiristas estão visivelmente interessados em grana e não em uma boa história, e por isso fazem furos absurdos no roteiro - tudo em nome de um bom visual e muita polêmica.

Pra quem entende, entendeu. Quem não entende, procure o colar da Melissandre nesse banho.
Vamos esperar pelo melhor, e eu continuarei acompanhando porque né, eu sou curiosa.

Ah,
E o inverno está chegando.
Preparem-se!

Atenciosamente,
A.

Observação: amo essa cena 



Você também pode gostar:

1 comentários

  1. Eu só penso uma coisa sobre ela... Será que ela vai ou não trair o Jaime nos livros?

    ResponderExcluir

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe