Verdades e mentiras sobre gatos

14:55:00

Bom frio pra todos, pessoal!

Hoje vou falar sobre um assunto que vem me incomodando um pouco: gatos.
No meu facebook, vira e mexe aparece algum post de ódio contra os gatos. "São egoístas, são chatos" etc, etc. E eu me doo, sim. Eu tomo as dores dos gatos porque sei que não é exatamente assim.
Eu cresci convivendo com cachorros. Eu também tinha a visão de que gatos são bichos ruins. Que são do mal. Mas só convivendo com um gato (no meu caso, sete) é que você começa a entender um pouco mais sobre essas criaturinhas fascinantes.
O que eu listarei aqui não tem nenhum embasamento científico, é somente baseado nos meus achismos a partir da minha vivência com cães e gatos.


Eles são territorialistas 
VERDADE


Ok, vamos pensar juntos aqui. Se você colocar um espelho diante de um peixe beta, por exemplo, o peixe vai bater no próprio reflexo achando que tem outro peixe em seu território. E olhem que engraçado: o beta é o peixe mais popular do mundo. Ninguém vê problemas nisso. Mas quando é o gato, sim.

São eles que adotam o dono
VERDADE


Ok, eu não sei se é verdade mesmo, mas é o que parece (depois vou pesquisar sobre isso direitinho). Com os cães é diferente porque ele escolhe a quem vai obedecer. Com os gatos, não. Eles não obedecem ninguém, mas escolhem uma pessoa pra ficar atrás o tempo todo.

Não dá pra brincar com gatos
MENTIRA


O meu padrasto tem, atualmente, sete gatos. Quando eu fui morar com ele, eram só quatro. Ele adotou a Perereka (não fui eu quem deu esse nome) e ela, por sua vez, me adotou. E, acreditem, nós duas já brincamos muito juntas. É claro que você não vai brincar com ela como brinca com um cachorro, até porque um gato é um gato, e não um cachorro. Se você jogar uma bolinha, o gato provavelmente não vai ligar.

Eles não são carinhosos
MENTIRA


Gente, por favor, né. Se o seu gato é agressivo, às vezes é o tratamento que ele tem em casa (ou na rua, caso você o tenha achado) que o faz assim - e isso não ocorre somente com gatos. Ser recluso não é um problema da espécie do bicho. Ele não é quieto por ser gato, é por ser ele - deu pra sacar o raciocínio? Cada um dos gatos de casa são diferentes, e o que temos que fazer é aprender a lidar com eles.

Eles arranham porque são do mal
MENTIRA


Nenhum bicho é do mal. Os gatos atacam quando acham que estão em perigo, mesmo que você só esteja enchendo ele de beijos e carinho. Pra quem não sabe, os gatos ainda não foram domesticados, ou seja, são animais selvagens. Pra eles, a nossa casa é como uma pequena selva cheia de perigos. Mais uma vez, nós é que temos que nos adaptar a eles.

Eles só aceitam carinho quando querem
VERDADE


E QUEM NÃO? Galera, vamos colocar a mãozinha na consciência: se alguém vem me fazer carinho e eu não quero, mando parar. Na hora. Sem pensar duas vezes. Eu aposto que com você é assim também, a menos que você seja uma pessoa muito flexível. O gato é um serzinho que pensa e tem vontades, ele não é obrigado a aceitar seu carinho quando você quiser.

Eles são predadores naturais. Vão se dar bem na rua.
MENTIRA


Pra começo de conversa, é só falarem em abandono que eu já tenho vontade de matar o ser humano. Depois, é só pensar um pouco. O gato viveu a vida toda confinado dentro de casa - porque pouquíssimas pessoas têm o hábito de passear com gatos, inclusive eu já vi até coleira pra passarinho e hamster mas pra gatos, não - e pra ele todos os perigos que existem no mundo estão ali naquela sala. Aí você joga o bicho na rua e acha que ele vai se virar?

Cães e gatos se odeiam
MENTIRA


Como eu disse acima, gatos são territorialistas. Sim, eles são. E boa parte dos cães também são. Quando você o obriga a conviver com outro animal, principalmente quando não é outro gato, ele vai estranhar. É normal, gente. Mas se ele é criado desde pequenininho com outros bichos, ele vai ser acostumado e vai aprender a conviver com outros bichos. Então, é só uma questão de convivência.

Gatos só sabem dormir
VERDADE


E isso porque eles querem reservar todas as energias pra quando tiver algum perigo. Pode reparar, quando o gato tá dormindo e acontece algum barulho, eles acordam totalmente prontos pra correr. E isso é um pouco do instinto selvagem deles, ficar sempre alertas.

Gatos transmitem toxoplasmose
M E N T I R A

Gente, essa doença é transmitida através das fezes dos gatos e não pelos gatos. Então, você não precisa jogar seu gato na rua quando tiver um neném a caminho. Aliás, gato não transmite doença se for bem cuidado.


É isso, pessoal. Você não precisa amar gatos e pegar um pra viver com você, mas é só não espalhar o ódio que tá tudo bem. Se você prefere cães, ótimo. Mas não maltrate gatos. É só isso mesmo que eu queria dizer.


Atenciosamente,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe