Orgulho + Preconceito + Zumbis

12:30:00

ATENÇÃO: contém spoilers sobre o filme

Saudações!

Ontem, em homenagem ao Oscar (?), o Espaço Itaú de Cinema deixou todas as sessões gratuitas - todas! Eu não perco um cinema de graça, então saí correndo do trabalho pra ir ver algum - qualquer um - filme.
Óbvio que eu queria ver O Regresso ou A Garota Dinamarquesa. Acontece que O Regresso era muito tarde e A Garota Dinamarquesa não tá em cartaz no Espaço Itaú (????????????). Eu e o meu amigo, Vinicius, estávamos com medo de que sobrasse somente Deuses do Egito surpreendentemente brancos ou Dez Mandamentos. Que morte horrível! Chegamos lá por volta das 15:30 e já tinha uma fila I-M-E-N-S-A! Fiquei muito surpresa com aquela fila, quer dizer, era uma segunda às 15h! As pessoas não têm o que fazer, não?
Okay, ficamos quase duas horas na fila, e acabamos decidindo que íamos ver Orgulho e Preconceito e Zumbis. Eu tinha visto algumas imagens do filme e tava bem dividida entre assistir ou não. Mas, poxa vida, ficar duas horas na fila pra não ver filme nenhum? Não, né!
E, gente, não é que o filme surpreendeu?


Bom, o filme começou e eu já fiquei encucada porque as duas meninas principais (Lily James e Bella Heathcote) me eram muito familiares. Sempre que isso acontece eu passo o tempo todo pensando em que filme eu vi o ator/atriz, e foi o que aconteceu até que eu lembrasse que Lily fez a Cinderela. Nossa, como tá diferente sem a cara de boba apaixonada!


Lily James como Cinderela


Bella fez Sombras da Noite com Johnny Depp, mas eu só lembrei quando procurei no Google rssssssssssss
E hoje eu descobri que o Sam Riley fez o Corvo em Malévola! Mas ele tá TÃO diferente em Orgulho e Preconceito e Zumbis que eu nem o reconheci! Nem passou de raspão na minha mente!



Sr. Darcy e Sr. Bingley
Okay, vamos ao filme. A história é a que todo mundo conhece, certo, do Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Até mantiveram algumas falas originais da história. No entanto, é baseado no livro homônimo de Seth Grahame-Smith. A mãe (Sally Phillips) das meninas quer arrumar-lhes casamentos bons, e acabam indo à um baile e conhecem o Sr. Bingley (Douglas Booth), que se interessa logo de cara por Jane (Bella Heathcote). E então aparece o Sr. Darcy (Sam Riley) e atrapalha o romance dos dois. Elizabeth (Lily James) apaixona-se por ele assim que o vê, mas logo descobre que ele não é uma pessoa muito agradável.
A história se passa, no entanto, em um ambiente hostil com ataques zumbis. No início, o narrador (Charles Dance, que faz também o pai das meninas) explica o que houve e de onde saíram tantos zumbis, mas eu perdi algumas coisas porque tem umas ilustrações muito bonitas nessa parte. Aliás, o visual do filme é muito bom, com toda a temática vitoriana. Figurinos, cenário, maquiagem, pra mim foi tudo nota 10.


As irmãs são treinadas em luta chinesa, e são muito fortes e independentes. Okay, tem a parte da mocinha em perigo, mas não com Elizabeth. E elas são, ao mesmo tempo, fortes e femininas. Não precisaram fazer a mulher parecer mais homem pra ser forte - elas simplesmente treinaram e agora detém habilidades com espadas, armas e lutas corporais. Tem muitas cenas bacanas de girl power, inclusive uma das frases mais legais do filme é:
"Minhas filhas foram criadas para lutar, não para a cozinha."
Ora, um filme de zumbis com personagens femininas (protagonistas) fortes é quase raro.





Além das irmãs fodonas, há ainda Lady Catherine de Bourgh (Lena Headey <3). Ela é, basicamente, uma caçadora de zumbis rica e poderosa. E usa um tapa olho super cool ("Praticidade ou moda?" pergunta a mãe das meninas em determinado ponto do filme. "Praticidade", responde Lady Catherine. Hahaha adorei essa cena).
Claro, sendo Lena a interpretá-la, Lady Catherine é a minha personagem favorita do filme. Solta mais frases pussy power, e eu não pude deixar de notar que Charles e Lena estavam contracenando juntos novamente - mas não eram uma família feliz dessa vez. Ambos fazem papéis secundários interessantíssimos (a parte em que Elizabeth recusa o pedido de casamento de seu primo é muito divertida). Nós até brincamos que logo, logo, vai lançar um Guerra dos Tronos e Zumbis, mas acontece que em GOT já tem zumbis - os white walkers.


Charles Dance e Lena Headey
Sr. Darcy e Elizabeth Bennet são o casal que tem tudo pra dar errado, mas no final da certo. Brigam o tempo todo, são muito diferentes, mas a gente torce pra que o cara mude e conquiste a mocinha novamente. Eu ainda não sei se acho o ator Sam Riley bonito, às vezes acho que é bonito, às vezes acho horrível. Certamente, sua voz ajuda bastante no visual meio macabro que ele tem - aquela capa de couro barulhenta que ele não tira nem mesmo pra casar!

O ruim do filme é que focam mais no romance do que nos zumbis. Claro, é Orgulho e Preconceito com zumbis ou sem, e tem que ter romance. Mas o diretor fez de um jeito que os zumbis ficaram quase desinteressantes. O antagonista, Sr. George Wickham (Jack Huston), é fraco e as motivações dele são mais fracas ainda. Sem falar que o ator não fez muito esforço pra fazer daquele personagem um pouco menos cômico, e a cena final do filme é risível. Uma pena, poderiam ter feito algo muito sensacional com essa história. Há ainda os Cavaleiros do Destino, que aparecem na introdução, depois voltam a ser citados na casa de Lady Catherine, aparecem por uns segundos e por último ganham um close bem fechado em sua máscara dourada. Aí a coisa começa a ficar feia e cadê os tais cavaleiros que apareceriam quando tudo tivesse ruindo? Se tivesse tirado os cavaleiros a história continuaria com o mesmo sentido - ou seja, eles não fizeram absolutamente nada pelo filme. Essa foi uma parte que me decepcionou bastante, porque eu adoro essas coisas de cavaleiros do apocalipse que salvam ou destroem o mundo. Ia ser um ponto a mais no filme, mas desperdiçaram de uma forma deprimente.

Apesar disso, o filme é muito divertido e eu certamente assistirei novamente se houver oportunidade. Um filme inesquecível? Acho que não. Mas é uma história diferente, já que eu nunca havia visto uma história de zumbis na época vitoriana (o que faz a trama perder um pouco do sentido, pelo menos pra mim). Não é como o filme do Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros, que vale a pena só pelo visual - claro, Jane Austen (autora de Orgulho e Preconceito) deu uma forcinha nessa parte, pois é "fácil" adaptar uma obra tão boa.

Atrizes do filme original. Ali no canto é a Jena Malone, que fez a Johanna na franquia Jogos Vorazes. E a Keira Knightley, maravilhosa como Elizabeth.

Bem, acho que é isso. O filme é divertido e eu indico. Assistam - se for fã de Jane Austen e da obra original, lembre-se de assistir ao filme sabendo que não será igual ao livro - e me digam o que acharam!

Atenciosamente,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe