Por que eu não vou assistir Convergente

12:30:00

ATENÇÃO: pode conter spoilers

E aí, belele?

A Trilogia Divergente de Veronica Roth é uma das minhas trilogias favoritas. Ok, ok, tem todo aquele romance nojento entre Tris e Tobias, que me fez querer desistir do livro várias vezes - pois muitas vezes faz perder o contexto da história pra focar só no romance adolescente - mas a história por trás deles é tão boa e envolvente que você acaba deixando isso passar (a não ser que seja chato como o Erick. Ele não conseguiu terminar nem o primeiro livro, não passou da parte do primeiro beijo deles). 


Antes que você pense "Ah, mas é uma adaptação, é claro que iam mudar alguma coisa" eu gostaria que soubesse que eu sei disso. Eu não vou ao cinema ver um filme adaptado do livro esperando uma cópia. Eu vou pra assistir a um filme inspirado em um livro, onde o início e o fim da história original são representados da maneira que melhor couber no novo formato. Eu tenho consciência de que nem sempre dá pra fazer um filme exatamente igual ao livro - por mais que Jogos Vorazes - A Esperança esteja aí pra provar que é possível SIM -, então não fico criando muitas expectativas. 

Tris de branco. O restante de preto. Clara simbologia de "paz" e "luto"
Acontece que, quando o autor - nesse caso, autora - pensa na história, ele cria razões e motivos pra que as coisas aconteçam e não aconteçam. Por exemplo: em As Crônicas de Gelo e Fogo, há os Imaculados. Eles são os maiores guerreiros do mundo, treinados pra não sentir dor e a porra toda. No livro, jamais seria possível que eles fossem MASSACRADOS por escravos - escravos esses que passam fome, são doentes e não tem nenhum tipo de treinamento em luta. E é exatamente isso que acontece na série, alterando, assim, o sentido geral dos Imaculados - motivo pelo qual eu abandonei a série (um dos motivos, na verdade). 


Bom, não é muito diferente na Trilogia Divergente. Há coisas que simplesmente NÃO PODEM acontecer na história, pois muda completamente o rumo da coisa toda. O final me deixou ofendida. De verdade, eu me senti literalmente ofendida com aquele final. Parece que pegaram a história, rasgaram em dois e gritaram "FODA-SEEEEEEEEEEEEEEEEEEE".
Não serei injusta aqui. O primeiro filme, Divergente, é muito bom. Até mesmo comparado ao livro, é uma adaptação boa. Justa. Tudo de importante do livro tá no filme, mesmo que diferente aqui ou ali. Mas em Insurgente, o que eles fizeram foi quase covardia - não sei se essa é a palavra certa pra usar nesse caso, mas eu não sei nem o que dizer, só sentir. Eu fui toda feliz no meu aniversário assistir ao filme com meu amigo Vinicius (o mesmo do Orgulho + Preconceito + Zumbis). Como tinha gostado de Divergente, não fui preparada pra'quele soco na cara. Não fui mesmo.
Outra coisa que tenho que dizer é: os pôsteres de Convergente tão incríveis. Dá até vontade de assistir ao filme (mas aí eu assisto ao trailer e a vontade passa).



Eu não sei se deu pra entender muito bem a ideia que eu quero passar. Não sou experiente nesse negócio de dar uma opinião coerente e sem fangirl. Vou tentar clarear os pensamentos:

Não vou assistir Convergente pois destruíram a história.

Ninguém me representa mais nesse momento do que a Glória Pires
Tá, talvez eu assista, mas só se for naquela sessão mais barata de quarta-feira. E isso porque ainda tenho carinho pela série e tudo mais. Talvez. Se nem A Culpa É Das Estrelas eu fiz questão de assistir no cinema, porque faria questão de Convergente?

Acho que deu pra sacar a ideia, né?

Se eu assistir, faço um post aqui (óbvio).

Atenciosamente,
A.

Você também pode gostar:

0 comentários

Dê um like no Facebook

Total de visualizações de página

Subscribe